As actividades, que integram música, teatro religioso, exposições ou culto, têm início hoje e prolongam-se até ao dia 8 de Abril. Para além da cidade, as iniciativas vão decorrer também nas freguesias da Faia, Pousade, Marmeleiro, Famalicão da Serra, Maçainhas, Quinta de Gonçalo Martins, Carvalhal Meão, Vila Fernando ou Castanheira.
O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, destaca a importância destas actividades que estão enraizadas nas tradições pascais do concelho. O orçamento da Semana Santa anda entre os 30 e os 40 mil euros, mas Sérgio Costa considera que se trata de um programa rico que vai decorrer entre hoje e o dia 8 de Abril. O autarca destaca também as actividades no mundo rural do concelho. Sérgio Costa sublinha também o envolvimento das várias freguesias e associações nesta programação.
Na apresentação do evento esteve o cónego Pereira de Matos, em representação da Diocese da Guarda, que também destacou a programação rica que foi apresentada e a importância de cumprir a tradição.
Já Henrique Monteiro, em representação da Santa Casa da Misericórdia da Guarda, salientou a estreita colaboração entre o Município e a Santa Casa.
O programa tem início esta noite, na Sequeira, com o primeiro de sete concertos de César Prata e Sara Vidal juntamente com as colectividades do concelho. O concerto “Cantos da Quaresma”, que decorre até 31 de Março, reúne músicas tradicionais portuguesas alusivas deste período antes da Páscoa.
No Domingo realiza-se a Via-sacra em Vale de Estrela, seguindo-se, no dia 25, no Carvalhal do Meão, o Enterro do Senhor.
No dia seguinte a procissão do Senhor dos Passos parte da Igreja da Misericórdia e percorre várias ruas da Guarda.
Já no dia 1 de Abril, em Vila Fernando cumpre-se o rito de louvor aos mortos com a Encomendação das Almas.
No Domingo de Ramos decorrerá entre a Misericórdia e a Sé da Guarda, a Bênção e Procissão de Ramos, seguida de celebração de Missa de Domingo de Ramos. Nesse mesmo dia, na freguesia da Castanheira, realiza-se a Missa e Via Sacra com o Senhor dos Passos. De realçar ainda a “La Pasion”, cuja encenação decorre na Praça Luís de Camões, às 21h00. A encenação da Paixão de Cristo estará a cargo do Grupo “El Manantial” de Ciudad Rodrigo, que se caracteriza pela vivacidade das cenas no templo, pelas falsas testemunhas e pela provocação do público para torná-lo cúmplice da condenação de Cristo.
No dia 3 de abril, realiza-se em Famalicão da Serra a Via Sacra.
A anteceder o sábado de aleluia, a Sé da Guarda é palco para a celebração da Paixão do Senhor, com a adoração à Cruz, pelas 17h00. À noite, às 21h30, terá lugar na Igreja da Misericórdia, o Enterro do Senhor.
O programa de celebração termina dia 8 de Abril, na Sé da Guarda e em Pousade.
